domingo, 11 de dezembro de 2011

Como ser um bom professor de biologia?

Todos os dias os jornais nos trazem informações sobre a educação brasileira, entre tantos assuntos, assistimos a falta de educação de muitos alunos ao tratar os nossos mestres que estão todos os dias tentando trazer ensinamentos para vida de cada um, mas que nem sempre são reconhecidos. Pensando um pouco nisso, se tornou interessante perguntar para as diferentes gerações o que elas, de fato, acham que é um bom professor, em especial de biologia. As respostas que obtemos são diversas, mas apresentam a mesma coisa em comum: uma aula diferente.
Já é comprovado que alunos assimilam melhor o conteúdo quando é apresentado de forma de dinâmica, que inspire e provoque discussões, não levando apenas a uma acumulação e memorização de assuntos. Segundo Mary Rangel, “O bom professor é aquele que não dá aula. Ele constrói a aula com o aluno”.
Com isso, o professor se vê cada dia mais desafiado. Estudos indicam que o bom professor de biologia possui competências de planificação, articulando corretamente conteúdos, estratégias e recursos e ao trazerem atividades laboratoriais e de campo os alunos sentem-se motivados ao debate de idéias, o que valoriza a avaliação formativa, enquanto que os alunos colocam a ênfase na diversificação dos instrumentos de avaliação. Dessa forma, o professor se obriga a manter-se atualizado científica e didaticamente e mais do que isso, o professor passa a ter a necessidade de encantar o aluno como alimento para continuar com essa árdua jornada.
Não há receita específica para o bom professor, no entanto, aprender com os alunos, com o dia-a-dia na sala de aula e com as dificuldades que surgem podem fazer o professor se tornar inesquecível e inspirador para a vida de cada um, aumentando a vontade de aprender cada dia mais.