Ao analisar este livro, podemos verificar que o mesmo está bem organizado graficamente, contém apresentação, um sumário contendo todos os assuntos, inclusive as seções extras. É bem contextualizado, apresentando assuntos recentes, que estão na midia, contendo experimentos, quadrinhos de humor que abordam temas importantes como preservação, biotecnologia, e informações extras, com o intuito de informar os alunos e incentivar a visão crítico-social dos mesmos.
Porém, algumas criticas devem ser ressaltadas, como:
-Somente em algumas ilustrações é possível encontrar a localização das fontes ou acervos onde foram produzidas e falta legenda em algumas imagens;
-Não apresenta indicação de leituras complementares, sites ou documentarios no manual do professor;
-O livro não oferece uma bibliografia que possibilite ao professor uma leitura crítica do conhecimento biológico;
-Não apresenta indicações de leituras diversificadas para os alunos;
No entanto, livro segue praticamente todos os critérios avaliativos contidos no guia de livros didáticos (PNLD), concluindo que ele respeita à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino médio e os princípios éticos e democráticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social, é coerente e apresenta uma boa organização e abordagem teórico-metodológica, contextualizando socioculturalmente o conhecimento biológico e a biologia com outras ciências, como história e sociologia. A estrutura gráfica do livro está organizada de forma clara, coerente, legível, sem erros de revisão ou impressão.Apresenta temas polêmicos contemporâneos, favorece a compreensão da biodiversidade do planeta, apresenta a organização dos conteúdos em torno de temas estruturadores do conhecimento biológico, descreve a organização geral da obra, e explicita os objetivos da proposta didático-pedagógica.
Por: Débora Privado e Mariana Utta
oK:)
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