segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Disciplinas escolares e modernização das ciências biológicas

“... currículo disciplinar é uma tecnologia de estruturação da escola...” as autoras Elisabeth Macedo E Alice Casimiro Lopes abordam uma estratégia de importância histórica que até hoje está presente nos currículos escolares, sobretudo das ciências biológicas. A falha que corremos o risco de cometer como educadores é mecanização do método prático / teórico empregado no ensino, tornando as aulas desinteressantes, pois não focam no cotidiano do estudante, e não apontam onde há biologia fora da sala de aula.
Estamos vivendo uma centralização do ensino da biologia em volta da teoria da evolução, esta de grande importância para o ensino das ciências biológicas e das demais disciplinas. No início do século XX as diversas áreas de conhecimento da biologia eram separadas em ramos distintos da história natural, diferente da coalescência presente nos currículos escolares do ensino básico e superior .  A trajetória das ciências biológicas, separação e posteriormente união dos ramos da biologia só foi afirmada depois de diversas discussões a cerca da teoria da evolução. Charles Darwin, autor de A origem das espécies (1989) abriu a discussão que iria atravessar os séc. xIx e xx sobre a veracidade de sua teoria, pois esta possuía falhas, que não explicavam a hereditariedade. Somente com a redescoberta dos trabalhos de Mendel que contribuiu para afirmação da evolução orgânica, embora várias correntes, os mendelistas, darwinistas ou biometristas, não acreditavam na congruência dos dois trabalhos. É importante ressaltar a importância do equilíbrio de Hardy e Weinberg e da matematização das variáveis evolutivas que ajudou a fundamentar e quantificar a evolução dirigida geneticamente, que preencheu a lacuna no trabalho de Darwin.
Antes, a idéia de rearranjo de vários ramos da biologia sofria duras críticas dos estudiosos de diversas áreas que não a viam com bons olhos devido a discordâncias sobre a teoria da evolução e a genética, outro problema era o conflito da hegemonia de  determinadas áreas sobre as outras. Com o trabalho de Watson- Crick com o modelo do DNA, ajudou a consolidar e causar uma revolução em todos os ramos da biologia interpretando não como uma condensação fazendo algumas áreas sumirem, mas como uma possibilidade de inter- relação que consolidam as diferentes áreas de conhecimento, antes fragmentadas.
é de toda a problemática da trajetória da unificação das ciências biológicas. Depois de quase um século de contestação hOJE É INEGÁVEL, QUE OCORREU UMA SÍNTESE dOS DIVERSOs ramos da BIOLOGIA, pois, apesar das discurssões internas todos aceitam a evolução ORGÂNICA.Hoje também é possível dizer que a biologia é uma área de relevância e prestígio tanto quanto a química e a física. 

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