domingo, 2 de outubro de 2011

Avaliando um livro didático de ensino médio.

Durante a disciplina de Laboratório de Ensino em Biologia nos foi lançado um grande desafio, em dupla de avaliar e criticar um livro didático seguindo uma ficha de avaliação que nos foi fornecida pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD 2012). Tal desafio é de uma responsabilidade enorme, já que é o livro didático que aliamos ao ensino pedagógico.O livro que foi escolhido para esta avaliação é o Biologia e Cidadania – 2º Ano do Ensino Médio de autoria de Ayrton Cesar Marcondes e lançado pela editora Escala Educacional do ano de 2008.






Ao analisar este livro, podemos verificar que o mesmo está bem organizado graficamente, contém apresentação, um sumário contendo todos os assuntos, inclusive as seções extras. É bem contextualizado, apresentando assuntos recentes, que estão na midia, contendo experimentos, quadrinhos de humor que abordam temas importantes como preservação, biotecnologia, e informações extras, com o intuito de informar os alunos e incentivar a visão crítico-social dos mesmos.


Ao final de cada conteúdo, o livro apresenta uma ficha de resumo, abordandos as principais informações do capítulo estudado, um glossário(fixando conceitos) com os principais conceitos contidos no capítulo, além de questões discursivas propostas pelo próprio livro(organizando seus conhecimentos), questões objetivas de vestibulares(testes), e questões discursivas de vestibulares(questões discursivas).

Porém, algumas criticas devem ser ressaltadas, como:
-Somente em algumas ilustrações é possível encontrar a localização das fontes ou acervos onde foram produzidas e falta legenda em algumas imagens;
-Não apresenta indicação de leituras complementares, sites ou documentarios no manual do professor;
-O livro não oferece uma bibliografia que possibilite ao professor uma leitura crítica do conhecimento biológico;
-Não apresenta indicações de leituras diversificadas para os alunos;

No entanto, livro segue praticamente todos os critérios avaliativos contidos no guia de livros didáticos (PNLD), concluindo que ele respeita à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino médio e os princípios éticos e democráticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social, é coerente e apresenta uma boa organização e abordagem teórico-metodológica, contextualizando socioculturalmente o conhecimento biológico e a biologia com outras ciências, como história e sociologia. A estrutura gráfica do livro está organizada de forma clara, coerente, legível, sem erros de revisão ou impressão.Apresenta temas polêmicos contemporâneos, favorece a compreensão da biodiversidade do planeta, apresenta a organização dos conteúdos em torno de temas estruturadores do conhecimento biológico, descreve a organização geral da obra, e explicita os objetivos da proposta didático-pedagógica.

Por: Débora Privado e Mariana Utta

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