segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pessoal, pra quem é ligado em preservação, encontramos uma ótima notícia! duas araras ameaçadas de extinção nascem em cativeiro.


Paulo e Paula é o nome das duas ararinha-azul nascidas em cativeiro recentemente em anuncio feito pela Associação para Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP) localizada em Berlin, Alemanha. As araras nasceram há dois meses sendo resultado de um programa de reprodução para conservação espécies raras. 
A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) está criticamente em perigo e talvez até mesmo extinta em seu habitat original no Brasil. A instituição Al Wabra Wildlife Preservation do Sheikh Saoud Bin Mohammed Bin Ali Al Thani possui a maioria dos indíduos existentes e os outros indívuos estão distribuídos no zoológico de Sâo Paulo, Espanha e Alemanha. O tráfico internacional de animal de animais é um dos principais responsáveis pela sua extinção além da destruição do seu habitat e caça ilegal. 
A ararinha-azul mede cerca de 56cm e pertence a ordem dos Psittaciformes (papagaios, periquitos, araras, etc.). Habitava áreas da caatinga seca, floresta ciliares abertas no Nordeste brasileiro na região do município de Curaçá, Bahia. Dada como extinta em 2000, um de seus espécimes voltou para o Brasil em 2002, onde vive em cativeiro no interior de São Paulo. A Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) e Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) são seus parentes mais próximo, pois pertencem ao mesmo gênero. Ambas possuem status de ameçada de extinção e apresentam projetos de conservação. 

Veja imagem das duas araras: http://gallery.thestar.com.my/thumbnails/2066/019058287_15.jpg

Origem: Biologias
Fonte(Referências): Biologias
Guilherme Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário