segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Construção/Reforma das instalações de um laboratório de biologia. Todo mundo sabe que, para uma boa educação, são necessários mais que a boa vontade do professor e ter um aluno na sala de aula. Pensando nisso, e mantendo o foco pra área da biologia, utilizamos o texto prática de ensino em biologia da Myriam Krasilchik, para compararmos duas plantas de laboratórios, e analisar qual seria o melhor para trabalhar, se eles estavam de acordo com os critérios previstos para um laboratório condizente com as práticas de biologia. E que nós reformaríamos. Mãos à obra.

Prática de ensino em Biologia 
Myriam Krasilchik    


O texto é muito interessante, pois nos ajudou a perceber as falhas nos laboratórios de uma universidade federal, a precariedade do ensino superior, tendo em vista que, as normas para um bom laboratório do texto são desde sempre recomendadas no ensino básico e médio.
Iremos apontar as faltas dos laboratórios, como pontapé inicial para nossa reforma. Inicialmente, os dois laboratórios possuem uma falha em comum, são pequenos, cabendo um número pequeno de alunos. A primeira planta de 56,25cabe por volta de 19 alunos, enquanto a segunda, 38,5 m²  com cabe somente por volta de 13 alunos. Nós aumentaríamos para 90 m² para comportar no mínimo 30 alunos.
Quanto ao imobiliário, o primeiro laboratório, embora não possua geladeira ou capela, e um número muito grande de assentos nas bancadas para os alunos, o que não é bom, devido ao pequeno espaço, ele contém quadro negro, e várias pias, e infelizmente possui somente um tanque, obrigando- nos a reformá-lo,colocando outro tanque. Embora, o segundo possua somente uma pia, ao qual reformariamos, aumentando o número delas, e  não tenha mesas com assentos,  em contrapartida ele possui prateleiras, armários de vidro e bancada de fórmica, e possui dois tanques. E uma bancada de cimento que poderia servir para separar materiais.  Quanto a questão dos assentos, eles podem ser substituídos por cadeiras e mesas móveis.
 
                                                                        No que confere o quesito, segurança nas aulas práticas, os dois possuem grandes falhas, pois tem somente uma porta, sendo os dois reformados. O 1° laboratório, Possui extintor de incêndio, muito importante em casos de acidentes, mas não é ventilado o suficiente, tendo que ser construído mais janelas,  já o 2°, possui mais janelas, que permite um local mais arejado.
Tendo em vista, todas as falhas entre os dois laboratórios, nós chegamos ao consenso de que o 1/ seria o menos pior, pois possui  mais recursos que o outro e cabe um número maior de alunos. Sendo que os dois precisariam de uma reforma urgente para atender as necessidades de um laboratório,pois as faltas são muitas.

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