quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Modelo adaptado para deficiente visual + plano de aula

Olá gente, nos foi passado na disciplina de laboratório de ensino em biologia mais um trabalho, que foi um desafio pra gente: construir um modelo(maquete) ou um jogo adaptado para deficientes visuais, e mais o plano de aula em que este modelo seria inserido!
Depois de pensarmos muito, achamos que seria legal usar algo que eles tivessem contato no dia a dia, então decidimos fazer uma aula sobre frutos, ma... como adaptar essa aula e elaborar um modelo pra deficiente visual?  Pensamos então em fazer dois modelos de fruto, pra ser usado em uma aula inicial, sobre as partes do fruto, as três partes com textura diferentes, a casca de isopor, que geralmente é mais dura, a parte carnosa do fruto de massinha de modelar, pra sentirem que eh mais molinha, e a semente de papel amassado enrolado com papel crepom, no caso do abacate, e massinha de modelar para a maçã. E como seria o plano de aula? Elaboramos uma aula p´ratica bem divertida, onde os alunos levariam frutas q eles tem em casa, ou que gostam para a aula, e a aula seria baseada nessas frutas, explicando os tipos de fruto que existem, a classificação  entre outras coisas. Mas é bom ressaltar que o professor deve levar aquelas frutas que sabemos que os alunos não irão levar(vagem, castanha, frutos secos, tomate, entre outros). E o aluno deficiente visual terá muito mais facilidade de relacionar o conteúdo com aquelas frutas que ele conhece, e gosta, usando os demais sentidos.
Fotos dos nossos modelos:


Eis o plano de aula:

Plano de aula



Série: 2º ano do Ensino Médio.
Disciplina: Biologia.
Tema da aula: Frutas.
Número de alunos: 30 alunos.
Tempo da aula: 100 minutos.



Objetivo geral:

            Promover uma abordagem prática do conhecimento sobre frutos com os alunos, apresentando modelos reais e palpáveis sobre exemplos de fruto que vemos no cotidiano.

Objetivos específicos:

            Reforçar assuntos dados em aulas teóricas, como a formação do fruto, suas partes e os tipos de frutos.
            Observar texturas e a parte interna.

Conteúdos:

        - Conceito do que é fruto;
  - A formação do fruto;  
         - Os tipos de frutos dentro do nosso dia-a-dia;
         - Observar as partes internas de um fruto (sementes, epicarpo, etc.).

Metodologia:

            Após uma aula teórica sobre frutos, iremos iniciar uma aula prática sobre o mesmo tema. Pediremos aos alunos que tragam para a sala de aula alguns exemplos de frutos que consumimos no nosso dia-a-dia para que possamos cortar em sala de aula e promovermos outra visão daquelas estruturas internas que são sempre jogadas fora após ingerirmos aquele alimento.
            Faremos algumas maquetes de frutas para que alunos com deficiência visual possam interagir e perceber texturas, cheiros e sabores diferentes, utilizando assim seus outros sentidos.



Recursos e material didático:

            Será necessário utilizar na aula prática isopor, cola, palitos, tinta colorida, massinha de modelar, tesoura, papelão, faca, frutas.
            É preciso um recurso mínimo dentro da sala com uma mesa grande e cadeiras.

Avaliação:

            A avaliação será composta de duas notas: a primeira seria uma avaliação sobre a aula teórica abordando frutos e a segunda nota seria composta de um relatório sobre a aula prática que foi promovida sobre o mesmo tema.




Obrigada gente, comentem e ótima semana para vocês!

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