segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Proposta de Questão do ENEM


A habilidade da Matriz do ENEM selecionada foi H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e (ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais, incluída na Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

O projeto que reforma o Código Florestal Brasileiro chegou no dia 01/06/2011 ao Senado após ser aprovado pela Câmara de Deputados em maio. O relatório aprovado pela Câmara mantém as exigências de Reserva Legal - porção de mata nativa que varia de 20% a 80% da propriedade - e também as faixas de matas que devem ser preservadas ao longo de cursos d'água - as Áreas de Preservação Permanente (APPs) em beiras de rios. Isenta, no entanto, pequenas propriedades, de até 4 módulos fiscais (medida que varia de 20 a 400 hectares), a recuperar a Reserva Legal.
O desmatamento em larga escala afeta negativamente a biodiversidade, exceto:
a) aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos
b) elevação das temperaturas locais e regionais, como conseqüência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.
c) assoreamento de rios e lagos, como resultado da elevação da sedimentação.
d) manutenção de hábitats naturais, favorecendo a perpetuação das espécies.
e) diminuição dos índices pluviométricos, devido ao fim da evapotranspiração.

Gabarito: Letra D

Obrigado por visitarem nosso blog!
Thiago Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário