segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notas do IDEB e questão do ENEM - Mariana Utta

Olá, na semana passada nos foi passada mais algumas atividades, desta vez comparar IDEB de escolas daqui de São Luís com escolas de outro estado, e depois elaborar uma questão nos modelos do ENEM, como a atividade é individual, serão 4 posts com esta atividade, de cada um dos blogueiros daqui!

IDEB (2009)
CE Benedito Leite (São Luis) – Nota: 4,3
Média da cidade de São Luis – Nota: 4,0
CEU EMEF Cantos do Amanhecer (São Paulo) – Nota: 3,2
Média da cidade (São Paulo) – Nota: 4,0
(Escolas do 6º ao 9º ano)
                Escolhi uma escola pública da cidade de São Luis que é bem conhecida e tem uma certa tradição. A nota da escola CE Benedito Leite foi de 4,3, estando inclusive um pouco acima da nota média da cidade, que é de 4,0. Para comparar, escolhi uma escola da cidade de São Paulo. O motivo desta escolha é para provar que nem sempre as cidades maiores e mais bem desenvolvidas cuidam da educação de sua população e a comprovação está na média da cidade, que foi 4,0 e na nota da escola escolhida, a CEU EMEF Cantos do Amanhecer, que foi de 3,2, se mantendo bem abaixo da média da cidade.
                Infelizmente, o IDEB não nos dá informações adicionais sobre as escolas e até mesmo em procuras na internet é complicado encontrar maiores informações sobre as escolas, por isso não posso comentar se essa grande diferença nas notas seria por falta de professores, estrutura física deficiente e etc.


Elaboração de uma questão nos moldes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

·         Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
o   Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
o   H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.


“Atualmente, o governo quer implantar no município de Rosário (Maranhão) um aterro sanitário para receber o lixo dos municípios de São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Mas isto vem sendo motivo de muita polêmica e campanha contra sua construção, pois é confundido com um lixão, porém os lixões não trazem nenhum tipo de vantagem ao meio ambiente e à sociedade em geral. O aterro sanitário é uma espécie de depósito de lixo formado principalmente por lixo não reciclável, além disso, é uma boa opção para as grandes cidades, pois solucionam grande parte dos problemas causados pelo excesso de lixo. Porém, hoje existem normas rígidas que regulam a implantação destes, por conta das desvantagens que trazem. Escolha das opções abaixo, qual traze desvantagens dos aterros sanitários.
a) Diminui a produtividade do solo; são mantidos próximos às cidades; ocorrência do efeito atalho.
b) Mau cheiro; pode haver contaminação do solo; pode haver ocorrência efeito atalho.
c) Mau cheiro; diminui a produtividade do solo; há proliferação de insetos e ratos.
d) Ocorrência do efeito atalho; liberação de gases devido à incineração do lixo; contaminação do ar.
e) Sistema caro; ocorrência do efeito atalho; contaminação do solo, ar e água.”

Gabarito
Opção correta: B.
            Os aterros sanitários podem gerar mau cheiro e dependendo da maneira como o lixo é mantido, podem contaminar o solo. O efeito atalho se refere à acumulação de poluentes que também ocorre nos aterros sanitários.

Mariana Utta

Nenhum comentário:

Postar um comentário