segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Questão ENEM e comparação de IDEB - Débora

Olá, seguem a minha questão elaborada nos moldes de questão do ENEM e a comparação do IDEB entre uma escola daqui de São Luís, e outra de fora, atividade passada pela Prof Mariana Valle, na disciplina de laboratório de ensino em biologia.

Questão ENEM



Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos  biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

“As Mudanças Climáticas Globais (MCG) representam um dos maiores desafios da humanidade. Pois, além de serem um problema global - como o próprio nome diz, envolve vários setores da sociedade, necessita de uma tomada de consciência da importância da questão e exige mudanças em muitos hábitos de consumo e comportamento. As crescentes emissões de Dióxido de Carbono (CO2 ) e outros gases como o metano ( CH4 ) e o óxido nitroso (NO2 ) na atmosfera têm causado sérios problemas, como o efeito estufa. Devido à quantidade com que é emitido, o CO2 é o gás que mais contribui para o aquecimento global. Suas emissões representam aproximadamente 55% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. O tempo de sua permanência na atmosfera é, no mínimo, de 100 anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático, ao longo dos séculos.” Fonte - www.ambientebrasil.com.br
O conceito de sequestro de carbono foi consagrado pela Conferência de Quioto, em 1997, com a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera, visando à diminuição do efeito estufa. Marque a alternativa que não corresponde a uma forma de sequestro de carbono da atmosfera:

 a)A forma mais comum de seqüestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas onde na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar:

                b) Artificialmente, onde gases de exaustão produzidos pelas indústrias são separados através de um sistema de filtros que coletam o CO2. Esse gás é comprimido, transportado e depois injetado em um reservatório geológico apropriado – que podem ser campos de petróleo maduros (já explorados ou em fase final de exploração), aqüíferos salinos (lençóis de água subterrânea com água salobra não aproveitável) ou camadas de carvão que foram encontradas no solo. 

               c) Através do solo, pois o acúmulo gradual e lento da deterioração do material orgânico gera o acumulo do carbono e o solo agiria desse modo como sequestrador.

 d) Por meio dos oceanos, pois quando o fitoplâncton é consumido por bactérias ou pelo zooplâncton, nutrientes e CO2 são liberados para a água, podendo ser outra vez absorvido pelo fitoplâncton ou ser liberado para a atmosfera. Porém, quando o fitoplâncton morre, parte do carbono orgânico e, principalmente, o carbono inorgânico, são depositados no fundo do oceano, formando depósitos sedimentares, e posteriormente petróleo e carvão.



                e) Através de usinas especificas, que a partir da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, conseguem acelerar a reação da queima de carbono, eliminando parte deste, e armazenando em reservatórios apropriados no solo.


Ideb 

Colégio Militar 2 de julho – São Luís, MA
IDEB: 4,5
Média da Cidade: 4,0
Colégio Militar de Curitiba – Curitiba, PR
IDEB: 6,9
Média da Cidade: 4,1
(6º ao 9º ano)

Escolhi o colégio militar 2 de julho, porque é considerada uma das melhores escolas daqui de São luís, tanto que está acima da média da cidade, e seria mais fácil ser justa comparando com outras escolas também militares fora do estado. Escolhi a cidade de Curitiba porque é considerada uma das mais desenvolvidas do país, e pelo menos na nota dos colégios militares, a diferença entre a qualidade da educação é bem nítida. O colégio militar de Curitiba tem o IDEB muito acima da média da cidade, indicando um ensino de qualidade. Os resultados mostram que São Luís ainda precisa melhorar bastante na educação.


Débora Privado







Nenhum comentário:

Postar um comentário